O jeito fácil de instalar proteus no linux ubuntu utilizando o Wine

Ai pessoal depôs de aprendermos a instalar o Arduíno no linux Ubuntu agora é a vez de instalarmos o proteus no mesmo. Uma coisa é verídico o Proteus foi feito especificamente para o windows e para ler no linux ubuntu necessita de um emulador.

Como instalar o IDE do arduino no LInux Ubuntu



O emulator utilizado é o wine cujo ela pode ser instalado diretamente da centrar de programa do ubuntu, mas para quem prefere instalar usando o terminar disponibilizo os comandos abaixo.


Abra o terminar do ubuntu CTRL+T o vai no danche e pesquisa por termirnar .

Vamos adicionar os repositórios do wine:

 sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa

De seguida vamos atualizar os repositórios

 sudo apt-get update

Agora vamos instalar o wine no nosso linux ubuntu

 sudo apt-get install wine1.7 winetricks 

Mas se quiseres efetuar o download o .deb do Wine cliqui no botão abaixo.

Agora já podemos prosseguir na instalação normal do Proteus na nossa maquina, so efetuar o download de qualquer versão de proteus que pretender utilizar na sua maquina. disponibilizo o link do download do Proteus 8.4, clique no botão a baixo e baixe o seu proteus

Pronto agora já baixamos tudo que precisamos, clica no proteus.exe com o botão direito  do mause e selecione executar com WINE e o programa vai começar a instalar normalmente como que estivesse no Windows.
Pronto com esse passo a passo espero ter dado a você a orientação certa para começar a fazer os seus sketches no IDE do Arduíno e testá-los no seu Proteus no linux ubuntu, qualquer duvida entorno do assunto deixem nos comentários.


3 comentários em “O jeito fácil de instalar proteus no linux ubuntu utilizando o Wine”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *